Conheça a primeira surfista do Bangladesh

Nasima Akter em trecho do documentário The Most Fearless

Nasima Akter em trecho do documentário The Most Fearless

A surfista bengalesa Nasima Akter tem muita história para contar nesses 18 anos de vida. Aos sete anos de idade foi expulsa de casa  quando não aceitou se prostituir para ajudar a família. Sem ter para onde ir acabou encontrando abrigo  junto a uma comunidade de surfistas em uma região de Bangladesh chamada Cox's Bazar, lar da maior praia do mundo, 150 quilômetros initerruptos de areia branca e mar. Ali aprendeu o que é sua paixão e sua vida: o surf.

Na cultura muçulmana, só o fato da mulher nadar em público já a torna alvo de julgamentos, mas nada impediu Akter em transforma-se na pioneira do esporte em seu país. Mais do que pioneira, ela é uma sobrevivente.

Sua trajetória de vida chamou a atenção do documentarista californiano Heather Kessinger, que dirigiu um filme sobre sua história chamado The Most Fearless. O diretor conta que “Nasima quer ser uma boa esposa muçulmana e respeitada por sua comunidade, mas ela não está nem um pouco disposta a abrir mão do seu sonho de ser surfista profissional por isso”. “Ao contar a própria história, ela está quebrando barreiras para que outras garotas façam o mesmo”. Isso faz com que Akter seja reconhecida como: pioneira, sobrevivente e, agora, inspiração. 

Bateu curiosidade e quer saber mais? Para assistir ao Teaser do documentário basta clicar no link (¹) ou acessar a pagina destinada à ela no Facebook (²) no final da página!

 

(¹ ) www.youtube.com/watch?v=W5shm8J0Cyw

(²) www.facebook.com/TheMostFearless