O pai do surfe moderno

Pai do surf moderno, Duke Kahanamoku, ganha Doodle de aniversário (Foto: Reprodução/Google)

Pai do surf moderno, Duke Kahanamoku, ganha Doodle de aniversário (Foto: Reprodução/Google)

Esta semana é celebrado o 125º aniversário de Duke Kahanamoku, nadador e surfista norte-americano. Nesta segunda-feira, 24 de agosto, o Google trouxe uma prancha de surfe nas ondas do Havaí em homenagem ao pai do surfe moderno. Medalhista olímpico do time de natação dos EUA das décadas de 10 e 20 do século passado, além de difundir o surfe como esporte Duke também atuou no cinema em dezenas de filmes e documentários que colocaram o Havaí em evidência no mundo. O "Embaixador do Havaí", como é conhecido, morreu em 1968 e suas cinzas foram jogadas no mar em Waikiki, Honolulu. 

O "pai do surfe moderno" nasceu em 1890 e morreu em janeiro de 1968, ao 78 anos. Duke Kahanamoku foi integrante da equipe de natação dos Estados Unidos e, ao todo, participou de três Olímpiadas (1912, 1920 e 1924) conseguindo cinco medalhas (três de ouro e duas de prata), incluindo também um recorde mundial.

Conhecido como Big Kahuna, participou ativamente do processo que tornou o Hawai um Estado dos EUA. Nomeado xerife de Honolulu por mais de dez vezes ele usou sua popularidade para disseminar a cultura havaiana e o surfe ao redor do mundo.

Até hoje Duke é lembrado não apenas como um herói olímpico, mas como A verdadeira lenda do surfe. Mahalo*, Duke!

*Mahalo quer dizer obrigado em havaiano.