Encontros geram reflexões sobre a comida e o comer

Foto/Reprodução: SESC SP

Foto/Reprodução: SESC SP

A partir desta semana, o Sesc Belenzinho realizará atividades para quem gosta de gastronomia e, uma delas, será uma oficina sobre um tema já mencionado aqui no blog: plantas comestíveis não convencionas – PANCs.

Guilherme Reis, que é gestor ambiental e pesquisador desse tipo de planta, e a nutricionista Neide Riego, apresentarão o cultivo e o consumo dessas plantas e ensinarão a inseri-las no cotidiano. 

Recapitulando: as PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais - são aquelas que encontramos facilmente por aí e a maior parte das pessoas não se dão conta das suas funções alimentares. Muitas são consideradas como 'matos' e temos a mania de retirar dos nossos quintais sem qualquer utilização. 

Também podemos considerar como PANCs algumas plantas comuns, como a bananeira, pois acabamos restringindo o seu consumo apenas a uma parte, ao fruto maduro, sendo que as demais são renegadas. Logo, todas as plantas com funções alimentícias não conhecidas e com partes não usuais podem ser classificadas como uma PANC.

Este tema não é nada novo, o uso destas plantas já vem sendo registrado e incentivado por muitas pessoas, já atingindo a alta gastronomia através do chef Alex Atala, do restaurante D.O.M. 

As atividades realizadas no Sesc Belenzinho são totalmente gratuitas e fazem parte da segunda edição do projeto Comer É Mais que irá até novembro. Inclui bate-papos, visitas e oficinas sobre gastronomia.

Quer participar? Aqui te damos as informações:

Onde: Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho; tel: (11) 2076-9700;  http://migre.me/rCDAc

Quando: Sábado, 26 de setembro, às 10h

Obs: serão distribuídas senhas 30min antes do inicio no local!